Portugal discute virar exportador global — mas só 3,5% das empresas exportam
Fórum da AICEP reuniu empresas no Porto para debater competitividade; dados do Eurostat mostram base exportadora estreita, e o diagnóstico português ecoa no Brasil.
O Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco do Fórum AICEP 2026, realizado em 30 de setembro sob o tema “Portugal no Mercado Global: Competitividade e Futuro”. De acordo com a própria AICEP, a agência pública portuguesa de investimento e comércio externo, o encontro reuniu empresários, especialistas e autoridades para discutir como as empresas do país podem crescer fora de casa e atrair investimento estrangeiro. O evento foi transmitido ao vivo pelo LinkedIn da agência.
A narrativa oficial é de afirmação: empresas portuguesas competindo em cadeias globais, com marca e tecnologia. Os números do comércio externo, porém, contam uma história mais dura — e é justamente esse contraste que interessa a quem empreende no Brasil e olha para a Europa como mercado.
Em números
- 3,5%
- parcela das empresas portuguesas que exportam acima do limiar estatístico do Eurostat, abaixo da média da União Europeia
- 998
- empresas alcançadas pelas sessões da AICEP sobre economia de defesa em 2025
- 35%
- fatia das exportações portuguesas que sai da região Norte do país
- € 1,8 bi
- exportações de Portugal para os PALOP em 2024
Quem esteve na mesa no Porto
Segundo a AICEP, a manhã foi dedicada a visão estratégica, internacionalização e investimento, com relatos de empresas como Casa Mendes Gonçalves, LMA – Leandro Manuel Araújo e Aloft, ao lado de grupos internacionais instalados em Portugal, como Synopsys, Tridonic e Critical Software. Um dos painéis centrais tratou de um tema pouco glamouroso, mas decisivo para PMEs: como fornecedores locais entram nas cadeias de valor de multinacionais já presentes no país, com a participação da farmacêutica Hovione e da brasileira WEG.
A discussão sobre a Marca Portugal coube a Francisco Teixeira, da WPP Portugal, e a Fernando Daniel Nunes, da Vista Alegre/Visabeira. Conforme a Forbes Portugal, o fórum marcou também a primeira fala pública de Ana Casaca, nomeada presidente da AICEP e que assumiria o cargo em 1º de outubro, com uma intervenção sobre inovação, talento e ambição global. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, também participaram. Como registrou o Hipersuper, a agência descreveu o programa como um cruzamento entre os desafios da economia nacional e a capacidade de crescer em mercados internacionais.
O número que incomoda: base exportadora estreita
O ponto cego do discurso aparece nas estatísticas europeias. Em análise publicada pelo ECO, dados do Eurostat indicam que apenas 3,5% das empresas portuguesas exportam acima do limiar estatístico — proporção inferior à média da União Europeia. O diagnóstico do texto é claro: há muitos exportadores pequenos, pouca escala e valor agregado baixo, com escassez de empresas de médio porte capazes de sustentar presença internacional. Isso deixa a economia mais exposta a choques externos e ao humor da demanda turística.
A concentração geográfica reforça o quadro. Em artigo de opinião no Jornal de Notícias, registrou-se que o Norte de Portugal concentra cerca de um terço das PMEs do país e aproximadamente 35% das exportações, em setores como calçado, têxteis, componentes automotivos e vinho. O mesmo texto aponta que as vendas portuguesas para os PALOP somaram 1,8 mil milhões de euros (cerca de € 1,8 bilhão) em 2024, com Angola na liderança, seguida de Cabo Verde e Moçambique.
A aposta: capacitação, defesa e IA aplicada à exportação
A resposta institucional passa por treinar empresas em vez de apenas promovê-las. Em balanço divulgado pela AICEP, o programa de capacitação voltado à economia de defesa impactou 998 empresas em 2025, e o workshop sobre estratégia e oportunidades no setor reuniu 607 participantes, tornando-se a ação de maior adesão. Entre as empresas participantes, 93,3% consideraram os temas relevantes e 99,4% disseram que recomendariam as iniciativas. Para o administrador Paulo Rios de Oliveira, a capacitação virou fator crítico de competição internacional.
A agenda tecnológica segue o mesmo caminho. A Academia AICEP lançou o programa “Exportar com Inteligência Artificial”, com foco em usar IA para mapear mercados, analisar tendências e ganhar eficiência nos processos de exportação — uma formação desenhada para empresas que não têm equipe de inteligência de mercado.
O que isso muda para quem empreende no Brasil
Três leituras práticas:
- Fornecer para multinacional é rota de exportação indireta. O painel com Hovione e WEG mostra que entrar na cadeia de um grande grupo instalado no país pode ser mais rápido do que abrir um canal próprio no exterior.
- Escala pesa mais que ineditismo. O gargalo português é a falta de empresas médias com fôlego para sustentar operação internacional — o mesmo obstáculo que trava PMEs brasileiras após o primeiro embarque.
- Portugal segue como porta de entrada. Autoridades dos dois países já realizaram seminário empresarial em Brasília, segundo a Câmara Portuguesa no Brasil, com o diretor da AICEP no Brasil, Francisco Saião Costa, defendendo a imagem de um “Portugal moderno, competitivo”.
O cenário externo também exige cautela. Conforme o ECO, a Alemanha — mercado-chave para a indústria europeia — deve crescer cerca de 1,0% em 2026, em recuperação apoiada por investimento público e por um fundo de 500 mil milhões de euros para infraestrutura e clima.
O que observar nos próximos meses: como a nova presidência da AICEP traduzirá o discurso de valor agregado em instrumentos concretos, se os programas de capacitação em defesa e IA gerarão novos exportadores e se a fatia de empresas exportadoras sai do patamar de 3,5%. Para o empresário brasileiro, o recado é operacional: antes de mirar a Europa, mapeie as multinacionais já instaladas aqui e dispute a cadeia delas.
Núcleo de apuração do Pulso. Acompanha o noticiário de negócios e tecnologia e reescreve os fatos com as fontes citadas e linkadas.